Sexta-feira , 29 de Março de 2024
24 MAR 2021
1912 visualizações
DESTINE 3% DO SEU IMPOSTO DE RENDA SEM CUSTO ALGUM
É possível destinar parte do imposto de renda de pessoa física (IRPF) devido para projetos sociais, através das leis de incentivo. Entenda.

Saiba como destinar parte do imposto de renda para projetos sociais

Todo mundo sabe que o Brasil é um dos países com uma das maiores cargas tributárias do mundo. Dados de 2019 mostram que naquele ano o total de impostos pagos pelos brasileiros, pessoa física e pessoas jurídica, chegou a 35,0 % do PIB.  A arrecadação de impostos por si só não apresenta um problema para o povo brasileiro, uma vez que os mesmos são responsáveis pela manutenção dos serviços públicos, investimentos sociais e em infraestrutura, além de outas necessidades para a vida em sociedade, porém, você sabe para onde vai exatamente o imposto que você paga? Você sabia que pode destinar parte do seu imposto pago de forma a saber exatamente sua aplicação?

Poucas pessoas sabem, porém, é possível destinar parte do imposto de renda de pessoa física (IRPF) devido para projetos sociais, através das leis de incentivo.  Essa é uma ótima oportunidade de exercer o ato de cidadania, ajudando pessoas necessitadas e contribuindo para o desenvolvimento cultural do nosso pais. Você ajuda o próximo sem pagar nada por isso!

Saiba para onde vai o dinheiro

De acordo com o site da RECEITA FEDERAL, no período de entrega da Declaração de Ajuste Anual (DAA) do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, realizado entre março e abril, é possível destinar até 3% do imposto devido para o fundo do idoso e fundo da criança e do adolescente.

Os recursos arrecadados podem ser aplicados, unicamente, para programas e ações de proteção, defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, e da pessoa idosa, sob a orientação dos respectivos conselhos, sujeitos à fiscalização do Ministério público.

Hoje em dia, as doações realizadas através da restituição do imposto de renda é a principal forma de captação de recursos para fundos sociais.

IMPORTANTE: O Comitê pela Cidadania, não tem acesso ao dinheiro destinado, e o dinheiro não passa por nossa instituição.  Todo o processo financeiro é realizado pela receita federal, e demais órgãos envolvidos, fiscalizados pelo ministério público.

Saiba dos pré-requisitos

• Fazer a declaração pelo modelo completo;
  • Atentar ao prazo da declaração anualmente;
  • Querer ajudar ao próximo!

Veja como funciona

Para realizar o processo de doação é necessário que o usuário defina para qual fundo da criança e do adolescente ou do estatuto do idoso deseja doar. Após este primeiro passo, é necessário gerar e realizar o pagamento do DARF. Mas não se preocupe! Caso você tenha imposto a receber, o valor doado será somado a sua restituição atualizado pela taxa Selic ou o valor destinado será abatido do que você deveria pagar de imposto.

Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL