Djalma Francisco Carvalho 19º e 20º Prefeito Municipal de Cristais – MG
Cristalense nascido em 1944, quando a cidade ainda não era emancipada politicamente, um legítimo filho da terra, filho de José de Assis Carvalho (Sr. Zico) e Dona Joaquina Silva Carvalho (Dona Tina), entre seus irmãos possuiu 6 e todos possui alta estima e apreço, tem 6 filhos cujo amor é incondicional, seu avô foi o primeiro prefeito que a cidade possuiu, Francisco de Assis Carvalho.
O ensino fundamental foi realizado em escola pública, na Escola Municipal Pe. Celso Pinheiro, desde cedo tomou gosto pelo estudo. Aos 11 anos avançou pelo Colégio Dom Cabral (Campo Belo – MG), um colégio particular aos comandos de padres, nele concluiu o ensino médio. Em 1960, por escolha exclusiva de seu pai, Zico Manteiga (apelido por possuir uma fábrica de manteiga), cursou em Ouro Preto o ensino científico, assim chamado o 2º grau para alunos que pleitavam uma universidade. Então, com garra encarou o Colégio Arquidiocesano naquela cidade, que fortaleceu os seus conhecimentos e que aumentou sua coragem para encarar mais desafios, e concluiu. Mais tarde, na Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, escolheu Engenharia Mecânica, nos anos em quê a indústria automotiva crescia no país. Foram 5 anos na Escola de Engenharia daquela Universidade renomada, e em 1967 diplomado.
Um mérito adicional por ser aprovado em Concurso Nacional da PETROBRAS (O mais cobiçado emprego na época). No entanto, Djalma recusou o emprego da PETROBRAS, e tornou-se professor assistente de máquinas hidráulicas na Escola de Engenharia da UFMG. Em razão da escolha, atuou por 30 ( trinta) anos como professor da UFMG; 35 ( trinta e cinco) anos como professor no CEFET MG; 45 ( quarenta e cinco) anos como professor na PUC Minas. Trabalhar, trabalhar, trabalhar tornou o lema de toda uma vida.
Por falar em CEFET ( Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), dedicou com muita paixão os 35 anos de sua vida a este ensino tecnológico. Aposentou-se como professor titular do CEFET- MG com orgulho. Neste período dedicou-se exclusivamente a sala de aula.
A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas: Na renomada universidade, Djalma atuou de 1968 a 2014; no início possuía cerca de 12 mil alunos, e quando saiu este número quase quadruplicou, passando a 48 mil. Foi uma peça fundamental na construção da maior universidade católica do mundo atuando como: Chefe do departamento de engenharia civil – DEC; Diretor do Instituto Politécnico da Universidade Católica – PUC; Pró-Reitor de Pesquisa e pós-graduação – PROPPG; Pró-Reitor de graduação PROGRAD; Diretor de Relações Institucionais – DRI; Programa de Especialização de Professores do Ensino Superior – PREPES ( nele foi criado o maior programa de especialização do Brasil); Programa FIAT – PUC, foi o programa que deu a maior margem de formação de profissionais direcionados a contrato direto de emprego com a empresa FIAT.
Aposentado nas universidades, e como uma vasta bagagem de conhecimento, Djalma retorna a sua terra natal para proporcionar o seu melhor legado. Com raízes na política, neto do primeiro prefeito Francisco de Assis Carvalho, e também com o tio sendo o 10º prefeito o Sr. Oswaldo de Assis Carvalho, Djalma esteve fadado a entrar na história junto aos seus ancestrais, sendo então: o 19º e 20º prefeito de Cristais. No primeiro mandato foi eleito com a maior diferença histórica das eleições municipais; e já no segundo por notoriedade de uma gestão que é regada pelos princípios constitucionais da administração pública, prestando então excelência de serviços a comunidade.