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Prefeitura de Cristais - MG
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FAQ / Perguntas e Respostas Frequentes
Perguntas e Respostas
  •   Árvores que apresentam risco de queda sobre a residência pode ser cortada sem autorização?

    Não. O interessado deverá procurar a Coordenadoria do Meio Ambiente, e só após a avaliação técnica e autorização da referida coordenadoria o interessado poderá efetuar o corte.

  •   Como acionar o serviço de ambulância no Município de Cristais?

    Durante o horário de expediente, acionar a emergência pelo número 35.3835.2222. Nos casos de emergência em horários noturnos, feriados e finais de semana, acionar o plantonista: 35.3835.2222

  •   Como consultar uma lei ou decreto municipal?

    O Município de Cristais oferece acesso on-line às leis e aos decretos municipais, no endereço http://www.cristais.mg.gov.br na área Legislação.

  •   Como faço para falar com a Prefeitura Municipal de Cristais?

    A Prefeitura mantém vários canais de interlocuções com o cidadão.

    • Telefone para solicitação de serviços e informações, 35.3835.2202/2203/2204
      Fale Conosco, presente na página da Prefeitura Municipal de Cristais (www.cristais.mg.gov.br);
      Redes Sociais – conheça os perfis que a Prefeitura mantém na internet (Facebook)
  •   Como faço para me inscrever nas aulas de futebol, volley e futsal, etc.?

    Os interessados devem se dirigir à Coordenadoria de Esportes localizada a Praça dos vereadores S/N para informações e inscrições nas modalidades.

  •   Como faço para obter o telefone de uma das secretarias da Prefeitura Municipal de Cristais?

    Os telefones e endereços dos órgãos da Prefeitura de Cristais, bem como dos serviços municipais, estão disponíveis para consulta on-line no site da Prefeitura Municipal de Cristais (www.cristais.mg.gov.br).

  •   Como fazer acompanhamento psicológico na rede municipal?

    São 20 (vinte horas) de atendimento clinico, segunda a sexta – feira, de 07 horas às 11 horas, sendo as segundas e terças, atendimentos destinados a crianças, na quarta, acolhimento para adultos e crianças, na quinta e sexta atendimentos para adultos. Os agendamentos são feitos na parte inferior do Hospital Santo Antônio.

  •   Como obter documentos de arrecadação relativos a IPTU, ISS, ITBI, Dívida Ativa e guias de recolhimento?

    IPTU e Dívida Ativa – Comparecer no Setor de Tributos da Prefeitura Municipal de Cristais, munidos de documentos pessoais e do imóvel a ser averiguado.
    ISS – Disponível no site www.cristais.mg.gov.br , para contribuintes cadastrados ou rntar em contato com o setor responsável.
    ITBI – Apresentar no Setor de Tributos da Prefeitura guia emitida pelo Cartório para emissão da guia de recolhimento do ITBI.

  •   Fiz uma obra em minha residência e não sei onde colocar o entulho. Como proceder?

    O proprietário é responsável pela destinação do entulho, sendo proibido manter entulhos ou restos de materiais de construção em logradouro público ou em terrenos e lotes.

  •   Moradores de outros municípios podem retirar medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Cristais?

    Não. Cada município é responsável pelo atendimento de seus moradores, pois os recursos financeiros recebidos para aquisição de medicamentos são calculados e repassados através da quantidade de habitantes de cada município.

  •   O Município de Cristais cumpre o disposto na Lei Federal 12.527/2011?

    Sim. A Lei nº 12.527/2011 instituiu para os órgãos públicos a obrigatoriedade de disponibilizar a todos o acesso a atos administrativos, tais como contratos, convênios e demais atos da atividade do setor público. Além disso, a lei federal obriga os órgãos e entidades públicas, tanto da administração direta quanto indireta, a manterem sítios oficiais na rede mundial de computadores informações de interesse coletivo e/ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

  •   Onde obtenho informações sobre os serviços ofertados pela Prefeitura Municipal de Cristais?

    Estas informações estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Cristais (www.cristais.mg.gov.br), sistema de consulta on-line, contendo descrição do serviço, público-alvo, atividades, dias e horários de atendimento, endereços e telefones.

  •   Posso colocar mesas e cadeiras em calçadas?

    Não. É proibido utilizar e impedir o livre transito de pedestre ou veículos nas ruas, praças, passeios e etc

  •   Posso podar uma árvore em via pública?

    Não. A lei proíbe o cidadão de efetuar qualquer tipo de intervenção em arvores localizadas em via pública – como poda, plantio e arranque. Essas intervenções devem ser solicitadas à Prefeitura Municipal de Cristais, através da Coordenadoria do Meio Ambiente.

  •   Posso retirar medicamentos com receita de convênio ou particular?

    Não. São serão fornecidos medicamentos com prescrições realizados no âmbito Municipal (SUS).

  •   Quais documentos são necessários para retirar medicamentos nas farmácias das unidades de saúde?

    Cartão SUS do usuário, documento de identificação com foto e receituário prescrito pela rede municipal (SUS).

  •   Quem tem direito à isenção ou a redução do IPTU? Como fazer para requerê-la?

    Não possui Lei Municipal especifica para isenção ou redução de ITPU

  •   Uma lâmpada da minha rua está apagada. Como solicitar o conserto?

    Entrar em contato direto com empresa especializada em manutenção corretiva e preventiva de iluminação pública. Telefone: 35.98802-0869 ou WhatsApp pelo número.

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LIMPEZA URBANA
DÚVIDAS LIMPEZA URBANA
Como pagar o IPTU 2021?
Diretamente nos terminais de auto atendimento, ou pelo internet banking da rede bancária conveniada ( BB ou Caixa). Atenção, pois não será possível efetuar o pagamento utilizando boletos vencidos.
Quais as redes bancárias credenciadas a prefeitura?
Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e todos os respectivos correspondentes bancários dos mesmos.
Qual a data de vencimento do IPTU 2021?
31/05/2021 – Pagamento em cota única já com desconto de 10% ou pagamento da 1ª parcela. 30/06/2021 – Pagamento da 2ª parcela 30/07/2021 – Pagamento da 3ª parcela 31/08/2021 – Pagamento da 4ª parcela 30/09/2021 – pagamento da 5ª parcela 29/10/2021 – pagame
O que fazer se a guia do IPTU não chegar?
A distribuição é realizada via Correios, caso não receba, até da data de vencimento, nesse caso, você precisa pedir a emissão da 2ª via diretamente no Setor de Tributação.
O que fazer para pagar o IPTU vencido?
Emitindo a 2ª via do boleto apenas no Setor de Tributação, localizado na sede da Prefeitura Municipal.
O que acontece se não pagar o IPTU?
A divida será inscrita em Dívida Ativa e Cartório de Registro de Protesto, no exercício posterior.
Como regularizar uma Dívida Ativa?
Para regularizar, procure o Setor de Arrecadação da Prefeitura.
Quero uma revisão do meu IPTU. Como devo proceder?
O atendimento referente a revisão do IPTU será realizado no Setor de Tributação.
Comprei/Vendi um imóvel e quero receber o IPTU em meu nome, como devo proceder?
Deverá ser requerida Atualização Cadastral, no Setor de Tributação devendo ser demonstrada através de documentos. Obs.: Toda Atualização Cadastral estará disponível no exercício seguinte ao do pedido, se solicitada até o mês de dezembro.
Mudei o endereço de correspondência, como faço para receber o IPTU ou notificações expedidas pela prefeitura?
É de inteira responsabilidade do contribuinte, atualizar o cadastro junto a Prefeitura Municipal.
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