Sexta-feira , 19 de Abril de 2024
07 OUT 2021
O Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos
A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de Variáveis, cuja média serve de base para a criação dos Indicadores. As médias dos indicadores criam as Dimensões e a média das dimensões criam a nota geral do IGM/CFA.

O ÍNDICE DE GOVERNANÇA MUNICIPAL - DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (IGM-CFA)

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.

Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

Como pudemos comparar, nosso município está próximo aos índices de Belo Horizonte, e superou Campo Belo. Estamos indo bem. Saiba mais acessando todos os dados disponíveis no site:

Fonte: CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO