16 ABR 2021
IMPLANTAÇÃO DE UNIDADE DE SAÚDE BÁSICA DO SAMU EM CRISTAIS
IMPLANTAÇÃO D PONTO DE APOIO SAMU NA CIDADE DE CRISTAIS MG

No dia 15 de abril de 2021, reuniram-se o prefeito Djalma Carvalho, o vice-prefeito Leonardo Oliveira e o secretário municipal de saúde João Lúcio Carvalho com o diretor geral e secretário executivo do SAMU, Dárcio e José Márcio, respectivamente, e a equipe técnica para tratar sobre a implantação da unidade na cidade.

Na ocasião foi assinado o contrato da implantação do SAMU e o planejamento estrutural da base que terá como sede a Rodoviária Municipal.  Esta unidade contará com equipe de profissionais do SAMU e uma ambulância de suporte avançado.

O SAMU 192 é um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que tem como objetivo chegar de forma rápida à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência. É um serviço gratuito, que funciona 24 horas durante todos os dias, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192".

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixos e celulares. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e suas localizações. Em seguida, as chamadas são passadas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

A atual administração juntamente com toda a sua equipe tem lutado constantemente em busca de melhorias na área de saúde para proporcionar a população cristalense atendimento digno e de qualidade.

Essa é mais uma grande conquista da Administração 2021/2024 para a nossa cidade.

Fonte: SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Autor: JOÃO LÚCIO PINHEIRO DE CARVALHO