Quinta-feira , 18 de Abril de 2024
30 MAR 2021
NOTA DE ESCLARECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO HOSPITAL MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO
Ao contrário do que relata a publicação afirmamos que não há nenhum repasse de verba para a prefeitura e/ou hospital para óbitos suspeitos ou confirmado por COVID-19, sendo, portanto, falsa essa informação. Devido às particularidades do caso, esclarecemos que conclusão do caso está sendo conduzida pela Regional de Saúde de Divinópolis de acordo com os protocolos e não por profissionais do hospital.

O Hospital Municipal Santo Antônio- HMSA vem a público esclarecer a população de Cristais e Região sobre as acusações veiculadas nas redes sociais, quanto ao atendimento a uma paciente, a qual veio a óbito nesta sexta-feira dia 26 de março de 2021.

Conforme o quadro apresentado, a paciente deu entrada no HMSA com saturação baixa, dispneia e esforço respiratório e aplicamos a ela o protocolo estabelecido pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE por Síndrome Respiratória Aguda Grave- SRAG, de conhecimento de toda a população.

A assistência foi realizada em quarto privativo, considerando ser um quadro “suspeito” de SRAG possivelmente por COVID. Todos as medidas sanitárias de controle foram tomadas, dentre elas: restrição de acompanhantes, restrição de visitas e fornecimento de água mineral para evitar uso de bebedouro coletivo e transição de pessoas pela clínica médica afim de evitar possível transmissão e contaminação. As equipes de enfermagem prestaram todo auxílio a paciente fazendo o uso de Equipamentos de Proteção Individual- EPI’s e tomando todas as precauções dentro das normas de segurança.

Ao contrário do que relata a publicação afirmamos que não há nenhum repasse de verba para a prefeitura e/ou hospital para óbitos suspeitos ou confirmado por COVID-19, sendo, portanto, falsa essa informação. A vigilância sanitária foi acionada devido a aglomeração de pessoas no hospital e a Polícia Militar foi acionada para conter as atitudes exacerbadas dos presentes mediante as agressões verbais aos
profissionais da instituição afim de evitar maiores desacatos pela família presente na data do ocorrido.

Até seu óbito, todos os exames laboratoriais foram realizados e exames de imagem foram feitas para fins de definir seu diagnóstico. De acordo com o Ministério da Saúde os testes devem ser usados como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico da doença por infecção por Coronavírus (COVID-19), causada pelo SARS-CoV2. Sobre os testes os qualitativos para triagem e auxílio diagnóstico temos a informar que os resultados negativos não excluem a infecção por SARS-CoV2 e resultados positivos não podem ser usados como evidência absoluta de SARS-CoV2. O resultado do teste rápido deve ser interpretado por um médico com auxílio dos dados clínicos e outros exames
laboratoriais e de imagem confirmatórios.

seus protocolos.

Nós, profissionais da saúde do Hospital Municipal Santo Antônio, estamos dedicados dia e noite ao enfrentamento da pandemia do COVID-19 e absolutamente juntos e respeitosos com nossa população para ultrapassarmos os momentos difíceis e
amargos que por ora vivemos.

Por fim, solicitamos apoio e respeito de todas as pessoas a quem servimos com riscos para nossas próprias vidas.

Obrigado.

Diretora Administrativa / Gésica Aparecida Generoso Bertini