Nasceu em Cristais, aos 25/02/1929. Casou - se com D. Najla Salume Maia. Pai de William Salume Maia, Weber Salume Maia, Aristeu Luciano Maia e Francisco Eugênio Maia. Faleceu aos 21/06/81.
Fez seus estudos no Colégio Dom Cabral em Campo Belo e no Gammom, em Lavras. Seu ideal era ser médico.
Gostando de política, atualizando - se sempre através de leituras informativas, Aristeu Maia foi-se preparando para se tornar um administrador municipal. Talentoso, foi coletor Estadual por vários anos, sendo seu serviço elogiado, pêlos seus superiores. Orador, de palavra espontânea atraente, seus discursos eram sempre apreciados. Fez o discurso que marcou nossa emancipação política. Foi o 1 ° secretário da Prefeitura.
Sustentando um grande número de virtudes, se dispôs a trabalhar pela grandeza de sua terra, pêlos seus melhoramentos, pela expansão do seu progresso. Dinamizou nossa cidade, oferecendo - nos o que é de estético, cultural, não esquecendo a área do lazer, tendo dois objetivos principais: o social e o económico.
O prefeito Aristeu Maia, caracterizou - se por ser um executivo austero e organizado, mantendo sempre vigilante todos os segmentos de sua administração dando um atendimento criterioso ao público, não deixando se levar por atitudes politiqueiras.
Ilustrando essa atitude, escolheu como símbolo do cristalense a ABELHA, fazendo uma alusão à semelhança de ação entre a organização deste prodigioso inseto, à administração.
Partindo de um consenso geral da cúpula de sustentação da política do acordo, ficou estabelecido que sairiam candidatos pela ARENA: Aristeu Maia a prefeito e Alípio Reis a vice. Não houve chapa de oposição e os mesmos saíram como candidatos únicos. A vitória da chapa sustentada pela política do acordo aconteceu devido a três fatores básicos: primeiro, por ser chapa única, segundo, pela maneira hábil de conduzir uma política de lideranças e finalmente o reflexo positivo dado pela euforia do milagre económico, apregoado pelo Presidente da época.
Foi desta forma que Aristeu Maia realizou um grande sonho, juntamente com Alípio Reis. Ditaram de uma maneira eficaz e brilhante os destinos de Cristais durante os 4 anos da oitava gestão administrativa do município.