Nasceu em Cristais, aos 31/01/1898. Casou - se por duas vezes. Com D. Hipóifta de Jesus Campos, teve uma filha: Manieta Costa Alves. Sua Segunda esposa D. Adelima Campos Costa de-lhe os filhos Sílvio Alves Costa, Oswaldo Alves Costa, Maria Costa Campos, lida Costa Campos, António Costa, Nelson Costa e Nelma Costa. Faleceu em 08/06/93 na cidade de Campo Belo.
Desde a infância consenvou sentimentos nobres que revelanam no futuno um cidadão bondoso, dês prendido, corajoso e dinâmico.
Na época, desprovido de necursos escolares, não pode levar seus estudos além do primánio, apesar de sua inteligência. Mas, a prática fizeram - no conhecedor das coisas da vida e ele conseguiu, juntamente com seus filhos, fundar em Cristais uma indústria que, com o correr dos tempos, se tornaria uma das melhores do país: a Cacisa, em 1952.
Contava com um currículo político e pessoal bastante promissor. Já havia sido vereador em vários mandatos e vice - prefeito por duas vezes. Pertencia ao alto comando do PSD. Pessoalmente destacava - se como um empresário nenomado, inclusive nas comunidades circunvizinhas.
Durante seu mandato a cidade foi visitada por JK que providenciou a vinda da CEMIG. O País passou por uma grave crise: a renúncia do Presidente Jânio Quadro e a instituição do Regime Parlamentar que vigorou de 02 de setembro a janeiro de 1 963.
Transferência da capital do País, Rio de Janeiro, para Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960.