Nasceu em Cristais, aos 24 de novembro de 1958. Filha de José Onofre Santos e Maria Pinheiro ( Madalena). Casou-se com José Carlos de Souza e tiveram os filhos: Débora Carla de Souza, Carlos César de Souza, Heloísa Maria de Souza. Seus estudos foram realizados na Escola Estadual Dr. Osmar Bicalho, em Cristais. Foi funcionária do Bradesco.
Com personalidade marcante de empreendedorismo, juntamente com sua mãe, marcou presença na economia da cidade fundando fábricas de facção de jeans. No ramo industrial, as facções sempre bem sucedidas deram um impulso à economia do município. Muitos empregos foram gerados. O perfil da cidade se transformou com levas e levas de pessoas vindo das cidades vizinhas e até do norte e nordeste do país para trabalhar em Cristais.
Maria Elizabet com o sonho de ver a cidade crescer ( slogan de uma de suas campanhas eleitorais ) ingressou cedo na cenário político de Cristais. Foi candidata a vereadora nas eleições de 1996 e a prefeita nas eleições seguintes. Foi a primeira mulher na cidade a aspirar o cargo de prefeita, desenvolvendo uma marcante trajetória política.
Na década de 80 ( 1980 ) a mulher brasileira começa a participar mais da vida política do país, conquistando seu espaço na atuação da estrutura do mecanismo do Estado. Em 1982 o eleitorado feminino representou 45% dos votos. Houve uma elevação no índice do número de candidatas a pleitos e de eleitas, caracterizando uma tendência, a partir daí, cada vez mais crescente do número de mulheres que entraram na disputa eleitoral.
No pleito de 2004, Maria Elizabet candidatou-se pelo PP ( 11) coligação PSC/Pl/PHS/PTC/PSDB concorrendo com a reeleição de Dr. Mauro Gamboge Reis pelo PMDB ( 15) e com Luiz Couto, obtendo 3 290 votos.
Seu mandato de 2005/2008 foi marcado pelo desempenho na área social e da saúde. Implementou os PSFs construindo unidades nos bairros: Campos Elíseos e Nossa Senhora Aparecida, descentralizando o atendimento público. Construiu o conjunto habitacional Residencial Vila Madalena e aumentou a frota de caminhões e maquinário agrícola.Maria Elizabet Santos de Souza assumiu a administração do município em janeiro de 2005. Primeira mulher eleita para um cargo até então, exercido exclusivamente por homens.