Nasceu em Cristais aos 13/02/56. Casado com Cássia Maria de Oliveira Castro com quem tem três filhos: Elba Lara Ribeiro de Castro e Oliveira, Yara Luiza de Oliveira Ribeiro e Wenceslau Ribeiro de Castro Júnior.
É mais um jovem cidadão a ocupar um cargo elegível político, em nossa cidade. Um líder aristocrático, de bom senso, inteligente, carismático e de espírito empreendedor. Foi membro do Rotary Club, da Vila Vicentina, do Sindicato dos Produtores Rurais, do Hospital Santo António e vereador na gestão 89/92.
No pleito da candidatura à Prefeitura Municipal, formou - se a UTC ( Unidos Todos por Cristais), coligação formada pelos partidos políticos: PSDB, PTB, PFL e PT. Essa comissão trabalhou unida, não medindo esforços e, com muita persistência e garra lançou um só nome: Wenceslau Ribeiro de Castro que venceu com 3.008 votos, o candidato Marco António Costa pelos partidos PMDB e PDT com 2.231 votos.
Durante seu mandato, houve eleições para Presidente da República, Governador de Estado, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. De acordo com a Constituição os candidatos poderiam ser reeleitos. Assim o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (candidato a reeleição pelo PSDB ) saiu vitorioso. Seus principais concorrentes foram: Lula pelo PT, Ciro Gomes PPS, e Enéas pelo PRONA. Para governador de Minas Gerais, concorreram Eduardo Azeredo pelo PSDB candidato à reeleição, Patrus Ananias pelo PT e Itamar Franco pelo PMDB que saiu vitorioso no segundo turno.
O presidente Fernando Henrique Cardoso adepto do neoliberalismo, mudou os rumos da economia brasileira com o plano real e com a globalização.
Em outubro de 1998, com a queda das bolsas de valores no Sudeste Asiático e nos grandes centros europeus e americanos, a reacão brasileira ocorreu em baixa no mercado de ações devido a economia globalizada. Houve fuga de capital quase diariamente. Os títulos da dívida externa oscilaram sob a influência direta da crise financeira internacional.
O país ficou esperando, após a reeleição, as reformas constitucionais que seriam aprovadas pelo Congresso. Veio a falecer em sua residência em 17/10/2017.