Aos 22 de setembro de 1944, nascia em Cristais Rodolfo Luiz Pinheiro. Casou -se com D. Maria das Graças Silva Pinheiro, com quem teve uma filha: Sanyelle Silva Pinheiro.
Foi o vice - prefeito da gestão Oswaldo de Assis Carvalho, 1983/88. Com o falecimento do prefeito em 1987, veio substituí -lo em 1988. Jovem cheio de idealismo, já fazia parte do quadro político de nossa cidade, desde 1971, quando exerceu o cargo de vereador. Como seu pai, político comedido e idealista, continuou no cenário político crista- lense.
Durante seu mandato o país passava por uma grave crise, no governo do presidente Sarney: inflação em alta, denúncias de corrupção. O presidente convocava uma Assembleia Nacional Constituinte instalada em fevereiro de 1987, com 72 senadores e 487 deputados federais.
Pela primeira vez na História brasileira, uma Constituinte começava os trabalhos sem contar com um anteprojeto preliminar, e também foi a primeira a receber propostas populares, encaminhadas por organizações da sociedade civil.
A Constituição foi promulgada a 5 de outubro de 1988. É, indiscutivelmente, uma das mais avançadas que o país já teve, em termos sociais e políticos. Por isso recebeu violentas críticas dos grupos mais conservadores e dos representantes das multinacionais.
A Constituição determinou a realização de eleições diretas para Presidente da República em 15 de novembro de 1989.
Rodolfo Luiz Pinheiro procurou fazer jus ao seu título de prefeito municipal dando continuidade às obras do falecido.
Uma obra de destaque na sua gestão foi a solicitação da Biblioteca Escolar Comunitária para a E. E. Dr. Osmar Bicalho, que muito enriqueceu a referida escola.