Nasceu em Cristais aos 22/12/1917. Casado com D. Ana Maria de Jesus. São seus filhos: lolanda Carvalho Costa, Maria Aparecida Carvalho, Maria Helena Carvalho Ribeiro, José Oswaldo Carvalho, Lázaro de Assis Carvalho, Maria da Glória Carvalho, Oswaldo Carvalho Filho, Antônio A. C., Eustáquio A. C., Israel A. Carvalho, João Henrique Carvalho, Vicente de A. Carvalho, Humberto Francisco de Carvalho.
Filho de ilustre político, o primeiro prefeito de nossa cidade, sr. Francisco de Assis Carvalho. Herdou todo o cunho administrativo de seu progenitor.
Amigo da pobreza, foi um exemplo vivo de caridade cristã. Tinha grande prática da vida, de coração bem formado na fé, possuidor de autêntica sabedoria, sabia ser solidário comtodos.
Já havia ocupado o cargo de vereador em 1971, demonstrando que a política é um dom nato.
Possuidor de uma personalidade determinada, exerceu seu mandato com inteligência e humildade, o que muito o ajudou a desempenhar com segurança na transição para abertura política, ocorrida no país durante seu governo. Foi o prefeito eleito ern 15 de novembro de 1982, por eleições direías, através do voto vinculado (o eleitor era obrigado a votar nos candidatos de um só partido ). Cinco partidos políticos disputavam as eleições, sendo um do governo o PDS - Partido Democrático Social e os outros da oposição: PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PDT - Partido Democrático Trabalhista, PTB - Partido Trabalhista Brasileiro e PT - Partido dos Trabalhadores. O prefeito e os governadores eleitos tomaram posse de seus cargos a 1 ° de fevereiro de 1983.
Em Cristais, Oswaldo de Assis Carvalho, candidato do PDS saiu eleito. Seus concorrentes foram Alípio Reis, Wagner Alves de Oliveira e Jair Santos.
A maioria do povo brasileiro desejava o retorno imediato do país, a uma democracia plena. A vontade popular se fazia presente também em Cristais. E assim, a 15 de janeiro de 1985 foi eleito para Presidência do Brasil, pelo Colégio Eleitoral, Tancredo de Almeida Neves, apoiado por ampla "frente liberal" denominada Aliança Democrática. Tancredo Neves recebeu o apoio quase absoluto de todos os partidos da oposição.
O presidente eleito deveria tomar posse do cargo a 15 de março de 1985. Mas por uma ironia do destino, foi acometido por uma grave doença. No dia 14 de março de 1985 ( horas antes de tomar posse como primeiro presidente civil, após 21 anos de governos militares) o presidente eleito foi internado às pressas no hospital de Base de Brasília e, após 39 dias de grande sofrimento físico, e muita tensão e comoção para o país, veio a falecer no 21 de abril. À 22 de abril tomou posse corno presidente da República, o vice: José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, mais conhecido como José Sarney.
Dentro deste contexto histórico - político nacional, Oswaldo de Assis Carvalho também foi acometido por uma grave doença. Os últimos meses de seu mandato foram apreensivos. Seus familiares, assessores, todo povo cristalense, unidos, sofriam sua perda. Veiofaleceraos 11/02/88. Mandato: 6 anos.