Nasceu aos 04 de outubro de 1886 na cidade de Nazareno e faleceu aos 16 de agosto de 1962 em Cristais. Veio ainda muito jovem, para Cristais, atraído pela fama do garimpo. Aqui se casou por duas vezes. A primeira esposa, D. Carolina Cândida da Silva, deu - lhe os filhos: Edmundo Assis Carvalho, Oswaldo Assis Carvalho, José de Assis Carvalho, Íria Carvalho de Assis e a segunda esposa D. Maria Joaquina, deu-lhe os filhos: Maria de Assis Carvalho, Isabel de Assis Carvalho, Vicentina de Assis Carvalho, Neuza Assis Carvalho, Nazaré Assis Peixoto, Anélia Tereza de Carvalho e Humberto de Assis Carvalho.
Foi lavrador, agrimensor prático, delegado de polícia, agente recenseador e fundador de uma beneficiadora de leite, fabriqueta de manteiga. Daí o popular nome “Chico Manteiga”. Teve uma vida socialmente ativa. Ajudava constantemente a Igreja e a Vila Vicentina. Seu hobby predileto era as serestas.
Sua administração foi marcada por inúmeras dificuldades. Era o primeiro prefeito, com inexperiência administrativa municipal, que obviamente acarretou problemas na montagem de sua equipe tecnicamente viável. Contou com a falta de equipamentos que pudessem auxiliar nas principais obras necessárias que carecia a nova cidade, e com a falta de verbas. E o mais grave, a busca de um reconhecimento por parte da população imatura, inesclarecida e inoperante que ainda mantinha Campo Belo como ponto de referência urbana, não contribuindo em quase nada para a evolução sócio-econômica e cultural da comunidade.