Quinta-feira , 25 de Abril de 2024
11 MAR 2021
VICE-PREFEITO LEONARDO OLIVEIRA É EMPOSSADO PRESIDENTE DA INSTÂNCIA DE GOVERNÂCIA REGIONAL
" ASSOCIAÇÃO DE FORTALECIMENTO DO TURISMO REGIONAL"

LEONARDO

A Instância de Governância Regional (I.G.R), mais conhecida como Circuito Grutas e Mar de Minas, é uma associação de municípios, dentre eles: Arcos, Campo Belo, Cristais, Córrego Fundo, Formiga, Iguatama, Pedra do Indaiá, Paíns, Pimenta. Esta associação tem vínculo com Mtur (Ministério do Turismo) de forma orientada, e tem o OBJETIVO de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão descentralizada, e a promoção do turismo no país com vistas ao desenvolvimento regional.

Nesta quarta-feira, dia 10 de março de 2021, foi realizada uma reunião remota para definir por meio de eleição a nova gestão para o biênio de 2021-2023, e o nosso Vice-Prefeito Leonardo tomará frente as decisões. O Presidente Leonardo ressalta: “ Em tempos de pandemia, ressaltamos a importância de nos organizarmos e nos estruturarmos para quando de fato a retomada do turismo estiver 100%”.

A nova titularidade I.G.R é para anteder a LEI ESTAUDAL 22.765/2017, que instituiu a Política Estadual de Turismo, sendo reconhecidas como Instância de Governança Regional, após o cumprimento das diretrizes fixadas no Decreto nº 47.687 e pela Resolução Secult nº 16/2020. Desta forma em desenvolvimento pelo Governo do Estado de Minas Gerais desde o ano 2001.

Somos referências para os demais estados com a relação a gestão da atividade turística, seguindo as diretrizes do programa.

Este trabalho se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil, consolidando uma entidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias. Hoje, de acordo com a legislação vigente, Minas Gerais conta com 44 Instâncias de Governança Regionais certificadas, envolvendo todas as regiões de Minas Gerais e 513 municípios regionalizados.

Fonte: https://www.secult.mg.gov.br/programas-e-acoes/regionalizacao
Local: CRISTAIS