Quinta-feira , 25 de Abril de 2024
19 NOV 2021
Inauguração da Capela Velório Municipal Rafael Silveira
O prédio construído com recursos de várias fontes fica localizado no bairro Colina, e, possui uma estrutura moderna, ampla e que em muito contribuirá para o conforto em momentos delicados da população cristalense. O evento teve a presença das autoridades como: Deputado Federal sr. Mauro Lopes, seu filho e prefeito em exercício de Campo Belo sr. Adalberto Lopes, Prefeito de Cristais sr. Djalma Francisco Carvalho, Vice-Prefeito sr.Leonardo Luiz Oliveira, Vereadores e Secretários Municipais e também o empresário doador sr. Antônio Eustáquio Silveira.

A escolha do local para a construção do Velório Municipal partiu da premissa da boa localização e tranquilidade do Bairro Colina, estando próximo as principais Igrejas e Templos do Município.

O bairro Colina nos últimos anos passou por recuperação e expansão, com a realização de uma série de enormes obras, com destaque especial para o saneamento básico, infraestrutura, meios fios, calçadas e total pavimentação asfáltica, revitalização do prédio da Secretaria Municipal de Educação, dentre outras.

A Capela do Velório dispõe de um projeto arrojado, moderno, com Hall de entrada, duas salas amplas, arejadas e bem iluminadas, banheiros, cozinha, móveis e utensílios, localizada em uma rua espaçosa facilitando o estacionamento de veículos. Tudo foi pensado e idealizado com finalidade de proporcionar maior conforto aos familiares das pessoas falecidas em um momento de dor e tristeza, os quais poderão velar seus entes queridos com dignidade e respeito.

Ressaltamos que a obra foi executada através de emenda parlamentar do Deputado Federal Mauro Lopes, doação feita pelo Sr. Antonio Eustáquio Silveira e recursos próprios da Prefeitura Municipal de Cristais.

A escolha da denominação do Velório Municipal Rafael Silveira foi para homenagear o Sr. Rafael Silveira, nascido em 7 de abril de 1936 e falecido em 23 de novembro de 2013, filho de Francisco Fernandes da Silveira e Ana Cândida de Souza, se casou com Luzia Ribeiro da Silva e teve 8 filhos, Jadir, Ana Marília, Nelma, Wilma, Rangel, Nilton, Abgail e Antônio Eustáquio.

Natural de Cristais, Rafael Silveira não se conformou em construir um legado particular, somente para si e para os seus. Podemos inclusive dizer que este propósito de vida herdou de seus pais. Muito parecido com seu pai Francisco, Rafael Silveira era profundamente altruísta, foi o seu pai quem primeiro pensou em quem aqui vinha para enterrar seus entes queridos e não tinha onde se abrigar, por isso o sr. Francisco Fernandes Silveira construiu uma pequena igreja, onde os parentes dos falecidos podiam velar seus corpos e demonstrar seus últimos atos afetivos, não precisando mais ficar debaixo de chuva ou sol. A igreja não existe mais, mas o nome dos descendentes de Francisco Fernandes da Silveira sim, e hoje vamos perpetuar o nome do seu filho Rafael Silveira, com toda a memória de suas boas ações dedicadas à nossa cidade.

Não podemos esquecer ainda que toda a água potável que abastece nosso Município, nasceu do seu sim, ao permitir, sem nada receber em troca, que a Copasa retirasse de suas terras a água limpa que abastece nossa cidade.

O Município de Cristais reconhece o trabalho do senhor Rafael Silveira e dos seus filhos, que mesmo depois de sua partida, honram suas decisões de doação ao outro sem distinção e continuam colaborando para o desenvolvimento de nossa cidade.

Dizem que uma dor repartida se torna metade, e uma alegria repartida se torna o dobro, então, ao dar o nome de Rafael Silveira a este espaço público, estamos continuando seu legado de amorosidade e fraternidade.