Quinta-feira , 25 de Abril de 2024
22 JUL 2021
SEGUNDA DOSE É IMPORTANTE PARA GARANTIR A IMUNIDADE
"CONFIRA SEU CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO E NÃO SE ESQUEÇA DA SEGUNDA DOSE"

Por que precisamos de duas doses da vacina?

Os estudos das vacinas foram feitos com a imunização em duas doses. Ou seja, a eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar essa proteção.

"A primeira dose vai provocar um estímulo da resposta do nosso sistema imune. Quando você toma a primeira dose, ela já provoca que o nosso sistema de defesa comece a produzir os anticorpos. Mas uma dose não é suficiente, vamos precisar de um reforço. Esse reforço fará com que a produção de anticorpos seja melhor ainda e nos deixe imune por mais tempo. A eficácia da vacina se torna maior, melhor e mais duradoura com a segunda dose", explica o infectologista Gustavo Magalhães.

A epidemiologista Carla Domingues alerta que ainda não sabemos o que pode acontecer com quem recebe só uma dose.

"Ainda poderemos ter casos graves e óbitos nessas pessoas com esquema incompleto? Não sabemos. Por isso é fundamental que municípios recuperem essas pessoas, que chamem todo mundo e que a gente possa garantir o maior número de pessoas vacinadas."

Posso tomar a segunda dose fora do prazo?

Mesmo fora do prazo é preciso completar a imunização para obter uma boa resposta imune. A vacina não protege só quem se vacina, ela cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

fonte: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/06/23/covid-19-segunda-dose-vacina.ghtml

Fonte: SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE